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Nessa seção de vídeos, apresentamos o que é o projeto Minha Melhor Empresa, como a pesquisa é realizada, sua metodologia e como o Relatório de Pesquisa pode ser uma importante ferramenta de gestão para sua empresa. O evento é realizado pelo Insituto Rede Pesquisa e Planejamento em parceria com a ACIV – Associação Comercial e Industrial de Varginha, e conta com o apoio das empresa Grupo FoneLight e W Outdoor.

ANDERSON MARTINS, PRESIDENTE DA ACIV, PARABENIZA OS EMPRESÁRIOS DE VARGINHA

Neste primeiro vídeo, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Varginha, Anderson de Souza Martins, parabeniza todas as empresas que foram reconhecidas pelo consumidor ficando em 1º Lugar na 8ª edição do Prêmio Minha Melhor Empresa 2021. Anderson também fala sobre a importância do Relatório de Pesquisa do MME como ferramenta de gestão estratégica da empresa.

 

O QUE É O PROJETO MINHA MELHOR EMPRESA? 

Realizado desde 2014, o projeto Minha Melhor Empresa tem como objetivos: reconhecer e estimular a boa prática comercial; mobilizar e promover o comércio local; estabelecer parâmetros de qualidade e competitividade entre os comerciantes locais; e difundir a utilização da Pesquisa de Mercado como ferramenta de gestão empresarial. No segundo vídeo, o sociólogo e diretor do Instituto Rede Pesquisa e Planejamento, Renato Clepf, fala sobre o Minha Melhor Empresa

 

COMO O RELATÓRIO DE PESQUISA PODE COLABORAR COM A MINHA GESTÃO? 

Todo o dado apurado com a pesquisa tem um objetivo: auxiliar a gestão do seu negócio com informações sobre o mercado em geral, mas também específicas ao seu segmento e sua área de atuação. Decidir estrategicamente, é gerir o negócio com perspicácia. O ideal, é checar sua intuição como empresário tendo outros indicadores, como informações sistematizadas por uma pesquisa, vindas daqueles que mais entendem do seu negócio: o consumidor.

 

A CERTIFICAÇÃO É GRATUITA? 

Sim, a certificação é gratuita para todas as empresas que ficaram em 1º Lugar em seu segmento de atuação. Esse aferimento é dado pelo consumidor através da realização da pesquisa.

 

QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA?

Ao todo foram realizadas mais de 600 pesquisas durante todo o mês de outubro de 2021, que representa um universo de 100.000 pessoas. Foram pesquisados mais de 60 seguimentos e as empresas que ficaram em 1º Lugar recebem hoje a certificação gratuitamente, pelo reconhecimento do consumidor.

 

 VOCÊ SABE REALMENTE QUEM SÃO SEUS CONCORRETES DIRETO? 

Há uma máxima em marketing que diz: “se você quiser conhecer bem seu concorrente, seja cliente dele”. Ok. Essa máxima ainda continua valendo, mas outra questão se sobrepõe: quem efetivamente é o seu concorrente?

Até um passado recente, identificar os concorrentes era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro comercial vendia os mesmos produtos. Pronto. Estava identificado o concorrente.

Hoje, com a diversidade de produtos comercializados num mesmo ponto de venda (PDV), com os vários modelos de PDV existentes e os diversos aspectos operacionais desses PDVs, fica cada vez mais difícil identificar o concorrente.

O Relatório de Pesquisa do Minha Melhor Empresa pode te orientar nessa análise com dados fornecidos pelo próprio consumidor. Não apenas dos concorrentes diretos, mas indiretos também.

 

QUAIS OS PERFIS SOCIOECONÔMICOS DE SEUS CLIENTES?

Traçar o perfil do consumidor é indispensável para criar estratégias de marketing, vendas e atuação. Mas, como você já deve imaginar, o perfil do consumidor de modo geral se alterou muito com o passar do tempo.

Com o nível de competitividade, aumento do acesso a informações e às tecnologias, o público ganhou um papel muito mais ativo nas relações comerciais. As marcas passaram do papel de esperar que os consumidores se enquadrassem nas suas especificações para o de desenvolver estratégias para atraí-lo e, claro, agradá-lo.

Saber, portanto, como traçar o perfil do consumidor é fundamental para convencê-lo de que a sua solução é a melhor do mercado. Afinal, existem milhares de ótimas soluções semelhantes à sua. A diferença é o quão profundamente você o conhece para se sobressair nesta corrida.

O Relatório de Pesquisa do Minha Melhor Empresa, além de traçar o perfil socioeconômico de seus clientes, também traça o perfil dos clientes de seus concorrentes. Esses dados também são importantes inclusive como informação complementar na definição de seus concorrentes diretos e indiretos.

PORQUE PESQUISAS DE MERCADO SÃO IMPORTANTES?

A pesquisa de mercado é o processo de coleta de dados para determinar se um produto ou serviço particular irá satisfazer as necessidades de seus clientes em uma determinada região ou segmentação mercadológica. Com pesquisas de mercado eficazes, a sua empresa consegue obter informações valiosas sobre seus concorrentes, mudanças econômicas, demografia, as tendências de mercado e informações sobre os gastos de seus clientes.

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