fbpx
Rua Pres. Tancredo Neves, 374 - Bom Pastor - Varginha/MG
35 3212-6353

O projeto Minha Melhor Empresa, uma parceria entre o SINDVAR e o Instituto Rede Pesquisa e Planejamento, foi apresentado no dia 3 de abril de 2014, no auditório do Colégio Marista, para 340 empresários, autoridades locais, imprensa e convidados representantes de entidades de comércio varejista da região e da capital mineira. A pesquisa que realizada na cidade, teve como objetivos aferir, na opinião do consumidor varginhense, quais as melhores empresas em 85 segmentos comerciais, educacionais e mídia, e ajudar os consumidores a refletir sobre o comércio local.

Após o anúncio das empresas melhores colocadas, foram realizadas 64 reuniões específicas com representantes de empresas interessadas em conhecer os relatórios de cada segmento. Nestas reuniões são analisados os dados aferidos pela pesquisa e como estas informações podem ajudar na gestão da empresa, racionalizando custos e aumentando a lucratividade, como por exemplo, melhor definição dos recursos investidos em ações de marketing ou correção dos negativos e melhor exploração dos aspectos positivos do empreendimento.

O Projeto Minha Melhor Empresa vem alcançando seus principais objetivos:

  • “Popularizar” o acesso à pesquisa de mercado e utilizá-la como ferramenta de gestão;
  • Movimentar o comércio local estabelecendo parâmetros para uma competição saudável e produtiva;
  • Estabelecer indicadores confiáveis do nível de satisfação dos consumidores em relação ao mercado e as empresas, hábitos de consumo, perfil sócio econômico do consumidor e mídias de promoção dos produtos e empresas locais.

 

Abaixo, as principais informações apuradas pela pesquisa e apresentadas nos Relatórios Específicos:

  • Perfil sócio econômico do consumidor varginhense (sexo, idade, escolaridade, renda familiar, profissão, região domiciliar)
  • Perfis sócio econômicos do consumidor das empresas citadas;
  • Classificação (“ranking”) de todas as 2287 empresas citadas por segmento;
  • Nível de lembrança de empresas e marcas dos 85 segmentos pesquisados;
  • Avaliação do comércio local;
  • Uso da rede internet para compra;
  • Uso da mídia como meio de informação para compra;
  • Nível de audiência dos principais meios de comunicação do varginhense e dos consumidores por empresas específicas;
  • Relatório detalhado do consumidor que não soube responder espontaneamente o nome de alguma empresa;

A principal contribuição do Projeto Minha Melhor Empresa ao empresariado é a oferta de um banco de dados seguros para que possam agir com maior assertividade, diminuindo os riscos naturais do empreendimento, especialmente os riscos financeiros.

Alguns exemplos práticos de como a informação pode contribuir com o empreendedor e que foram temas nas reuniões específicas realizadas com os empresário locais:

  • Se vou investir em minha loja, qual setor devo priorizar: atendimento, estacionamento, beleza da loja, etc.?
  • Vou abrir uma nova loja, onde devo instalá-la, região, cidade? Para qual perfil de consumidor?
  • Se investir em publicidade, qual tipo de mídia é a mais adequada para divulgar minha empresa ou meu produto? Quais meios de comunicação meu cliente ouve, e assiste?
  • Por quais mídias meu cliente se informa para comprar: panfleto, rádio, TV, jornal impresso, etc.?
  • Devo investir no comércio virtual, já que os clientes são na maioria locais? Porque investir no e-commerce? E o consumidor que compra pela internet, qual o seu perfil e, quantos são?
  • A Empresa 1ª colocada na pesquisa é de fato concorrente direta da Empresa 2º colocada e mesmo da Empresa empatada ou as diferenças dos perfis (renda, ocupação profissional e localização) de seus clientes são tantas que não fazem concorrência direta entre elas.
  • Qual é a percepção do consumidor de minha empresa e se esta percepção está em evoluindo positivamente – ascendente ou negativamente – descendente.

Além das respostas específicas que o projeto Minha Melhor Empresa proporciona, as pesquisas de opinião têm as seguintes vantagens:

  • É uma auditoria feita por terceiros, profissionais especializados, portanto a pesquisa é fonte de informações confiáveis, por serem imparciais e produzidas conforme a técnica; é o olhar do outro sobre seu empreendimento e não a opinião do próprio “dono do negócio”, o que permite ao consumidor agregar valor à empresa e à marca avaliada;
  • As informações geradas pela pesquisa podem ser utilizadas “para dentro da empresa”, apoiando a definição de um Plano de Ação Estratégico, ações de marketing, abordagem do cliente, etc. e podem ser utilizadas “para fora da empresa”, na divulgação das informações positivas junto ao consumidor agregando indicares de confiança a marca e a empresa;
  • Os resultados da pesquisa podem sustentar uma reflexão mais aprofundada da identidade, plano de expansão, plano de negócios, ações motivacionais com a equipe diretora e todos os colaboradores da empresa.

Foram três os objetivos propostos com o projeto “Minha Melhor Empresa” e pelo relato acima, avaliou-se que foram alcançados:

  • Mobilizar e promover o comércio local;
  • Estabelecer parâmetros de qualidade e competitividade entre os comerciantes locais;
  • Difundir a utilização da Pesquisa de Mercado como ferramenta de gestão empresarial.

 

Para saber mais sobre o projeto Minha Melhor Empresa acesso nosso hotsite: http://mme.redepesquisas.com.br

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar