fbpx
Rua Pres. Tancredo Neves, 374 - Bom Pastor - Varginha/MG
35 3212-6353

Pesquisas de opinião pública têm evoluído com o processo democrático. Possíveis de existirem apenas nas democracias, esta ferramenta de aferição das opiniões de grandes contingentes populacionais têm exercido um papel pedagógico nas pessoas que, à medida que se acostumam com esta prática, seja porque foi entrevistada uma ou mais vezes, seja porque com freqüência fica informada sobre pesquisas divulgadas na mídia, passam a confiar mais e assim participam com maior efetividade.

Vento contra a esta importante ferramenta de gestão, é o momento de desconfiança que o cidadão ou consumidor vivenciam por conta de um excesso de abordagens pessoais ou virtuais de empresas de pesquisas e telemarketing, algumas abordagens de forma equivocada e pelo volume significativo destas para fins ilegais, como golpes propagandas enganosas, basicamente. Entretanto, estas e outras formas de “escutar” os cidadão vieram para ficar.

A modernidade, o mundo contemporâneo prescindem desta metodologia ou desta tecnologia social para se orientar, errar menos, planejar, se melhorar. Que seja cada vez mais bem vinda pela população. Que seja cada vez mais melhor utilizada, com técnicas melhoradas e preservação dos princípios éticos, estes os mesmos que fundaram nossas sociedades. Façamos pesquisas para melhor servir nossa comunidade.

 

Renato Clepf
Diretor do Instituto Rede Pesquisa e Planejamento

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar