
“Cada ator tem um posto de jogo e observação da realidade que lhe permite ver algumas coisas e lhe oculta outras.”
Carlos Matus
Criador do método do Planejamento Estratégico Situacional – PES
Método de planejar que leva em conta a participação efetiva da equipe. A metodologia utilizada pelo Planejamento Estratégico Situacional é de fácil compreensão e pode ser gerido pela equipe sem a presença constante da consultoria. O plano de ações, formulado na fase final do planejamento, lista as ações que deverão atacar os problemas, definindo os responsáveis e prazos de cada uma delas.
O PES propõe a democratização das relações do trabalho ao mesmo tempo que garante maior responsabilidade de cada um individualmente e de todo o coletivo enquanto equipe. O Planejamento Estratégico. Como postura profissional, é o esforço da equipe, reorganizado em novas relações de trabalho com o objetivo de aumentar a eficiência da sua instituição, projeto ou empresa.
Como ferramenta de gestão, é uma técnica que proporciona diminuição de retrabalho, concentra custos, aumentando sua lucratividade ou a qualidade dos seus serviços prestados. Como atividade motivacional, é o momento de reflexão do grupo, de encontro pessoal e de repactuação dos compromissos éticos, da redefinição ou reafirmação dos papéis de cada membro da equipe.”