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O entendimento do ambiente interno e externo da empresa, seja em relação ao mercado consumidor ou à concorrência, auxilia na realização de tomadas de decisões mais proativas, no desenvolvimento de novas estratégias e de novos produtos e serviços. Nesse caso, as pesquisas de marketing são a melhor forma de ampliar o conhecimento sobre o mercado que a sua empresa está inserida.

Uma pesquisa pode ser decisiva para realizar uma campanha ou plano de ação de marketing, pois as informações coletadas são oportunidades de melhorar e monitorar as suas ações de marketing e processos.

Veja abaixo os diversos tipos de pesquisas e suas finalidades para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.

 

Teste de Comunicação

  • Verificar recall (lembrança) da propaganda/peça publicitária;
  • Verificar a compreensão da mensagem;
  • Levantar a receptividade à mensagem (preferência, avaliação, convencimento).

 

Mídia/Audiência

  • Aferir a audiência dos programas de TV, rádio, circulação de publicações, provedores/sites internet;
  • Verificar o perfil do público de programas de TV, rádio, usuários de internet

 

Painel

  • Acompanhar a evolução de hábitos e atitudes ao longo do tempo;
  • Aferir o resultado de ações de marketing/campanhas com pesquisas anteriores e posteriores da ação.

 

Hábitos e Atitudes

  • Conhecer sua situação de mercado face à concorrência;
  • Detectar nichos de mercado não preenchidos pela concorrência;
  • Adequação/segmentação das ações de marketing;
  • Adequação do produto às necessidades dos clientes.

 

Imagem da Marca

  • Extensão da linha de produtos da marca;
  • Posicionamento da marca no mercado;
  • Adequação /segmentação da comunicação;
  • Detectar nichos de mercado não preenchidos.

 

Satisfação do Cliente

  • Estimar a evolução do marketshare;
  • Fidelizar os clientes;
  • Aperfeiçoar o produto/distribuição/atendimento;
  • Descobrir no que os concorrentes são fortes ou vulneráveis.

 

Cliente Oculto

  • Avaliar a qualidade do atendimento ao consumidor (venda, pós- venda).

 

Auditoria de Loja

  • Estimar o volume de vendas dos produtos e das marcas nas categorias em que se atua;
  • Conhecer o perfil dos produtos, geograficamente e tipo de estabelecimento comercial.

 

Pesquisa de Preços

  • Saber preços e promoções praticados pela concorrência, para adequar táticas comercias.

 

Business to Business

  • Conhecer necessidades de empresas envolvidas no negócio (empresa cliente, fornecedor, distribuidor);
  • Saber grau de satisfação das empresas com o relacionamento entre elas e outras empresas;
  • Conhecer expectativas das empresas com relação ao mercado consumidor, podendo antecipar medidas.

 

Pesquisa Localização

  • Definir melhor localização para novos pontos de venda, segundo renda, tipo de imóvel, trânsito de veículos e pedestres.

 

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