O entendimento do ambiente interno e externo da empresa, seja em relação ao mercado consumidor ou à concorrência, auxilia na realização de tomadas de decisões mais proativas, no desenvolvimento de novas estratégias e de novos produtos e serviços. Nesse caso, as pesquisas de marketing são a melhor forma de ampliar o conhecimento sobre o mercado que a sua empresa está inserida.
Uma pesquisa pode ser decisiva para realizar uma campanha ou plano de ação de marketing, pois as informações coletadas são oportunidades de melhorar e monitorar as suas ações de marketing e processos.
Veja abaixo os diversos tipos de pesquisas e suas finalidades para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.
Teste de Comunicação
- Verificar recall (lembrança) da propaganda/peça publicitária;
- Verificar a compreensão da mensagem;
- Levantar a receptividade à mensagem (preferência, avaliação, convencimento).
Mídia/Audiência
- Aferir a audiência dos programas de TV, rádio, circulação de publicações, provedores/sites internet;
- Verificar o perfil do público de programas de TV, rádio, usuários de internet
Painel
- Acompanhar a evolução de hábitos e atitudes ao longo do tempo;
- Aferir o resultado de ações de marketing/campanhas com pesquisas anteriores e posteriores da ação.
Hábitos e Atitudes
- Conhecer sua situação de mercado face à concorrência;
- Detectar nichos de mercado não preenchidos pela concorrência;
- Adequação/segmentação das ações de marketing;
- Adequação do produto às necessidades dos clientes.
Imagem da Marca
- Extensão da linha de produtos da marca;
- Posicionamento da marca no mercado;
- Adequação /segmentação da comunicação;
- Detectar nichos de mercado não preenchidos.
Satisfação do Cliente
- Estimar a evolução do marketshare;
- Fidelizar os clientes;
- Aperfeiçoar o produto/distribuição/atendimento;
- Descobrir no que os concorrentes são fortes ou vulneráveis.
Cliente Oculto
- Avaliar a qualidade do atendimento ao consumidor (venda, pós- venda).
Auditoria de Loja
- Estimar o volume de vendas dos produtos e das marcas nas categorias em que se atua;
- Conhecer o perfil dos produtos, geograficamente e tipo de estabelecimento comercial.
Pesquisa de Preços
- Saber preços e promoções praticados pela concorrência, para adequar táticas comercias.
Business to Business
- Conhecer necessidades de empresas envolvidas no negócio (empresa cliente, fornecedor, distribuidor);
- Saber grau de satisfação das empresas com o relacionamento entre elas e outras empresas;
- Conhecer expectativas das empresas com relação ao mercado consumidor, podendo antecipar medidas.
Pesquisa Localização
- Definir melhor localização para novos pontos de venda, segundo renda, tipo de imóvel, trânsito de veículos e pedestres.